o livro de páginas soltas - welvis da energia

Tarot: o livro de páginas soltas e a tiragem das cartas

Você já ouviu falar do Tarot ou por que ele também é chamado de livro de páginas soltas?

Além disso, você tem ideia de como tirar as cartas do Tarot?

Você está com sorte, já que no texto de hoje vamos responder essas dúvidas e muito mais. 

Portanto, sem mais delongas, bora saber “por que o Tarot também é conhecido como o livro de páginas soltas e a maneira de tirar as cartas”. 

Vamos começar? 

Antes de tudo, o que é o Tarot?

O Tarot é um método de autoconhecimento e de orientação por meio de símbolos das 78 cartas de baralho realizadas por um tarólogo para um consulente.

Além disso, o tarólogo atua como um mestre orientando o consulente e lhe apresentando solução para os seus problemas ou dúvidas. 

Breve história do Tarot

A origem Tarot é realmente um mistério. Existem muitas visões divergentes sobre esse assunto. As origens do Tarot nas mais várias culturas e épocas estão se tornando melhor compreendidas com todos os novos estudos que são conduzidos.

early french playing cards - welvis da energia
Early French playing cards

As primeiras cartas de Tarot foram vistas pela primeira vez na Europa, mais especificamente no norte da Itália por volta do século XIV. Os quatro naipes conhecidos hoje são os mesmos do início do Tarot:

  • Espadas;
  • Copas;
  • Paus;
  • Ouros. 

Além disso, a julgar pelas amostras mais antigas preservadas de baralhos de Tarot, as mudanças ao longo do tempo foram bem pequenas do que se poderia esperar. 

Logo após a Revolução Francesa, um ocultista francês chamado Alliette, que trabalhava como vidente sob o pseudônimo “etteilla” (seu nome de trás para frente) gerou a primeira grande publicidade para o Tarot. 

E como eram feitas as cartas de Tarot no começo?

17th century depiction of a card factory from musee carnavalet - welvis da energia
Representação do século XVII de uma fábrica de cartas, Muse Carnavalet, Paris

Para você ter uma ideia, as cartas de Tarot no início eram pintadas à mão e se imagina que o número total de cartas produzidas era relativamente baixo. A produção em massa de cartas de Tarot só foi possível apenas com a invenção da imprensa.

Muitas variações regionais focadas nos naipes, bem como a ordem dos trunfos foram criados durante o estágio artesanal do Tarot. 

Enfim, as cartas foram submetidas a um processo de padronização como resultado da mudança da produção de cartas artesanais para um processo em larga escala.

Por que o Tarot é um livro de páginas soltas?

Para você entender por que o Tarot é um livro de páginas soltas é necessário mostrar a trajetória que se faz para chegar no livro de páginas soltas, ou seja, expor de forma rápida um percurso de quem começa seus estudos sobre o Tarot e recebe um shadow book (livro das sombras).

O livro das sombras tem a função de conter as anotações dos estudos sobre o Tarot no começo dos estudos de acordo com os ensinamentos de um professor ou mestre. 

Depois desse livro vem o grimório (livro da luz), aqui o estudante de tarólogia alçou níveis maiores de conhecimentos e atingiu graduações mais altas na bruxaria. Esse livro é composto por receitas e conhecimentos mais precisos que o livro das sombras. 

E agora chega a vez do livro de páginas soltas (Tarot), que consiste em um livro mais refinado do que os livros anteriores. 

Nesse livro o tarólogo interpreta as cartas (páginas) sem uma ordem e toda a página no livro de páginas soltas tem uma receita pronta que serve para qualquer pessoa, ou seja, toda vez que esse livro é embaralhado, ele começa a se alinhar à vida do consulente. 

E a forma de tirar as cartas?

A leitura de cartas de Tarot envolve conhecimento e intuição que mostrará as interpretações do presente e as possibilidades de um futuro tendo quase infinitas combinações de cartas.

Mas por que existem tantas combinações de cartas?

Para explicar isso vamos usar um estudo matemático da Universidade McGill, Canadá, focado em um baralho padrão de 52 cartas, que fala que as combinações desse baralho são superiores ao número de estrelas no céu e de átomos na terra. Esse estudo também ajuda a explicar e a imaginar as grandes combinações de cartas de Tarot. 

Mergulhando nesse estudo sobre as 52 cartas em um baralho padrão, tomamos como fato que o número total de combinações possíveis é de 52! (52 fatorial) que é igual a 8,06 e+67. 

Para entender melhor isso, pense dessa maneira: cada planeta tem uma população de 10 bilhões de pessoas, e há 1 bilhão de planetas, 200 bilhões de sistemas solares em cada galáxia e 500 bilhões de galáxias no universo

Mesmo que 1 milhão de embaralhamentos por segundo fossem realizados por todas as pessoas em todos os planetas desde o início dos tempos, todas as possíveis combinações de cartas ainda não teriam sido feitas.

Com base nessa explicação sobre o número de combinações em um baralho padrão de 52, podemos pressupor que em um baralho de Tarot as combinações sejam bem maiores e cada carta tirada e sua respectiva interpretação é única para a vida do consulente.

Por fim, gostou de saber o que é o livro de páginas e a maneira de tirar as cartas? Siga o nosso blog para não perder mais conteúdos como esse! Interessado em um serviço de tarologia? Entre em contato comigo neste link para saber como posso ajudá-lo. Até mais!

Compartilhe este post

Outros textos que você pode gostar

plugins premium WordPress