Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.
Dalai Lama
Primeiramente, para viver no presente já falamos aqui anteriormente sobre a Lei da Gratidão e como podemos mudar a nossa realidade praticando o sentimento da gratidão. Dessa forma, uma das maneiras mais belas de ser grato é reconhecer a sua história e dar o devido valor a ela. Então, não espere que os outros te elogiem para que você sinta que está no caminho certo ou se o que você fez até agora foi útil/relevante.
Cada pessoa no mundo tem seu próprio ritmo de caminhada nessa jornada da vida e você reconhecer o seu processo torna ele mais leve, justo, divertido e gratificante.
Ficar preso no passado relembrando coisas boas ou ruins não faz bem a ninguém. Do mesmo modo as memórias servem para nos trazer aprendizados e ser melhores que ontem.
São poucos os que vivem o presente; a maioria aguarda para viver mais tarde.
Jonathan Swift
Se caso, o passado foi doloroso e o futuro incerto te causa medo, se agarre ao presente. Esteja/seja este momento incrível que você pode fazer o que quiser com ele, faça seu melhor!
“Existir é viver!”
Viver no presente é estar com os amigos e se sentir completo naquele momento, sem precisar de distrações através do celular. Estar com a família após o serviço e realmente aproveitar este momento. Ir pro trabalho enquanto você aprecia a paisagem a sua volta. Estar na aula da faculdade e aproveitar todo o conhecimento que está sendo absorvido. Ouvir uma música favorita enquanto aprecia de olhos fechados.
Portanto, é possível viver no presente durante as situações corriqueiras do dia-a-dia! Pois essa sensação de estar vivo e aproveitar todo o instante vai te trazer consciência da sua realidade, desafios e conquistas.
“Viver no presente é buscar o seu melhor”
Reconhecer o que você viveu de bom ontem trará recompensas se você realmente viveu estes momentos, caso contrário, trará lembranças de um momento bom não aproveitado. Essa sensação de desperdício nos absorve e intoxica nosso corpo e mente. Assim como passar uma vida alimentando esse sentimento de desperdício gera cada vez mais amargura e desapontamento consigo mesmo. Ninguém quer viver assim né?!
Antes de tudo, busque dar valor no presente, aprecie seus hobbies, desenvolva seus interesses, torne uma pessoa cheia, cheia de si mesma, cheia de amor, gratidão, diversão, humor, paz e satisfação. Pratique o bem, veja motivo em ajudar os outros, deixe de lado a sensação de ser trouxa e aceite que ser uma pessoa boa é ótimo!
“Seja a melhor versão de si mesmo no presente”
Todo dia quando acordamos o nosso corpo de renova com os hormônios e várias outras substâncias que estimulam o bem-estar. Aproveite este momento e corra atrás de ser você mesma, você nunca estará feliz sendo alguém que você não é!
Lembre-se, você não é o que seu pai acha que você é, ou a sua mãe, irmão, amigos, tios, primos, chefe. Embora você tenha que se adaptar para viver em convivência com essas pessoas isso não impede de você ser você mesma o tempo todo. Desenvolva suas versões para cada área que a vida te apresentar.
Diante disso, já disse aqui outra vez sobre o Diário da Gratidão para desenvolver seus potenciais através do seu registro diário das suas conquistas. Desenvolva este hábito e deixe nos comentários se você pratica algum desses hábitos, ficaremos felizes em te ouvir.
E pra finalizar, um último conselho: saiba ficar sozinho. É consigo mesmo que você vai encontrar resposta para todas as perguntas que tiver. Busque tudo o que quiser dentro de si mesma, busque motivação, gratidão, desejo, vontade, amor, satisfação.
E agora, realmente pra finalizar: Se permita ficar triste.
Até a próxima galera!